Após duas semanas de intensas discussões, 133 cardeais iniciam nesta quarta-feira (7) o conclave que elegerá o 267º Papa da Igreja Católica. O encontro, realizado na Capela Sistina, será o mais diverso da história, reunindo representantes de 71 países.
O sucessor do Papa Francisco, falecido recentemente, será responsável por conduzir a Igreja em um momento de grandes desafios e transformações, destaca reportagem do jornal O Globo. Durante a última reunião antes do início do confinamento, os cardeais enfatizaram o compromisso de dar continuidade às reformas iniciadas por Francisco, especialmente no combate aos abusos sexuais, na transparência das finanças do Vaticano e na promoção de uma Igreja mais próxima dos pobres, engajada nas questões sociais e ambientais.
“O perfil é aquele que o Espírito Santo nos indica, né?”, afirmou com discrição Dom Jaime Spengler, cardeal arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após uma vigília na qual os sete cardeais brasileiros rezaram diante de uma bandeira do Brasil e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.