Seja bem vindo ao nosso site Rádio Machados 98.5 FM A rádio do jeito que o povo gosta!!

Buscar  
Rádio Machados 98.5 FM
Brasil

Interpol inclui Carla Zambelli na lista vermelha após ordem de Moraes e pode ser presa fora do país

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva da parlamentar após ela deixar o país 20 dias após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do CNJ.

Publicada em 05/06/2025 às 22:07h - 1024 visualizações Andréia Sadi, Juliana Braga, g1

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Interpol inclui Carla Zambelli na lista vermelha após ordem de Moraes e pode ser presa fora do país
A deputada Carla Zambelli, PL, está foragida da justiça  (Foto: )

A Interpol incluiu o nome da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na lista de difusão vermelha, e a parlamentar pode ser presa fora do país. A inclusão do nome na lista de procurados atende a um pedido da Polícia Federal após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida acontece após Zambelli deixar o país, dias após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela inserção de documentos falsos, incluindo um mandado de prisão falso contra o próprio Moraes no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Segundo o blog da Natuza Nery, Zambelli está na Itália. Fontes confirmaram que a deputada chegou a Roma na manhã desta quinta-feira (5), antes de seu nome ser incluído na lista da Interpol. A parlamentar deixou o Brasil pela fronteira com a Argentina, pela região de Foz do Iguaçu.

Na manhã de quarta (4), a parlamentar estava na Flórida, nos Estados Unidos, segundo a assessoria.

Ainda na quarta, o ministro Alexandre de Moraes atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a prisão preventiva de Zambelli.

Em nota, a deputada questionou o fato de Moraes ter decidido de forma "monocrática" – individual, sem levar o caso a plenário.

"Denunciarei esse abuso, essa perseguição e essa escalada autoritária em todos os fóruns internacionais possíveis. O mundo precisa saber que, no Brasil, ministros do Supremo agem como imperadores, atropelando leis, calando vozes, destruindo famílias. Essa perseguição política está apenas começando a ser exposta", segue a parlamentar.

 

Bolsonaristas fora da lista da Interpol

Antes de incluir Carla Zambelli na lista da difusão vermelha, a Interpol já havia negado a inclusão de outros dois bolsonaristas. Os blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio não foram incluídos após os países onde estavam fazerem novos questionamentos.

Allan dos Santos comandava o canal Terça Livre e foi investigado por apoio a atos antidemocráticos e divulgação de conteúdo falso. Ele foi para os Estados Unidos ainda em 2020. Em 2022, após um longo processo, a Interpol negou a inclusão por considerar que não havia informações suficientes sobre uma acusação de lavagem de dinheiro.

Já Eustáquio estava na Espanha quando foi feito o pedido para a inclusão do seu nome. Em 2023, o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, que havia solicitado a inclusão, foi informado de que a Interpol não incluía pessoas com pedido de refúgio ou asilo político em outros países.

 

STF apreendeu, mas devolveu passaporte a Zambelli

Em agosto de 2023, a deputada chegou a ter o passaporte apreendido por determinação de Moraes, no contexto das investigações que levariam à condenação dela.

Depois, o passaporte foi devolvido, e, com isso, Zambelli ficou sem essa restrição para deixar o país.

 

Zambelli pode perder mandato

Com a condenação pela invasão aos sistemas do CNJ, Zambelli deve perder o mandato e ficar inelegível por oito anos. A inelegibilidade não depende do trânsito em julgado da condenação — quando não cabe mais recurso — e passará a valer a partir da publicação da decisão de condenação.

A contagem desse período, no entanto, começará depois de cumprida a pena, o que na prática deixará a deputada pelo menos 18 anos longe da vida pública. Zambelli ainda poderá apresentar recursos contra a condenação, os chamados embargos de declaração.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 81 98828-0499
Galeria de Fotos
IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
PRAÇA DA BANDEIRA
PRAÇA DA BANDEIRA
Bate Papo

Digite seu NOME:

Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Top Música
1
DOIS FUGITIVOSSimone Mendes
2
Manu Bahtidão, Simone MendesDaqui Pra Sempre
3
Clayton & RomárioMorena
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2025 - Rádio Machados 98.5 FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD